2019 – Ano de Marte, ano de Coragem e Iniciativa (com dicas de Cristais)

Tempo de leitura: 3 minutos

O ano de 2019 promete muito movimento, muita força e muita iniciativa, pois o ano será regido pelo Planeta Marte, o Guerreiro.

A regência planetária começará mesmo na virada do ano novo astrológico, com a entrada do Sol em Áries, mas já podemos sentir a energia do Planeta vermelho influenciando o astral.

Os atributos do Planeta Marte são: Força, Iniciativa, Impulso, Libido, Ação. Marte é o braço realizador do Sol no Mapa Natal. Tanto Marte quanto o Sol são energias Yang, Masculinas, e todos, homens e mulheres, temos estes Planetas no nosso Mapa.

Algumas pessoas podem considerar o ano de Marte como um ano ruim, já que ele é tido como o “Pequeno Maléfico” na Astrologia Medieval, e na mitologia é o conhecido Deus da Guerra.

Gosto sempre de lembrar que na Astrologia não temos nada intrinsicamente bom ou ruim. São energias, e a forma como utilizamos elas é que dão a qualidade.

Usando a própria mitologia como exemplo, na Grécia Antiga, Marte era Ares, o Deus da Guerra, temido e muito mal visto pelos gregos. Já para os antigos romanos, Marte era um deus adorado, importantíssimo, competindo até com o próprio Júpiter (Zeus) em adoração.

Na Árvore da Vida Cabalística, Marte representa Geburah, o Rigor de Deus. É a Esfera número 5, que é um número de movimento e transformação na numerologia. No lado negativo de Geburah temos a Ira, e no positivo a Fortaleza.

Marte traz a energia do Elemento Fogo, e por isso é um Planeta que exige muita atenção. Realmente no próximo ano podemos ter mais conflitos e competitividade, por isso é importante equilibrar a energia.

Alguns cristais associados à Marte são o Jaspe Vermelho, a Granada e o Rubi, as três na cor vermelha. Esta cor é forte, como os cromoterapeutas bem sabem, e os cristais de Marte, além de trabalharem a energia da cor vermelha, trazem minerais nem fortes. Na Litoterapia, aprendemos a usar as pedras vermelhas com cautela, pois elas podem trazer desequilíbrios e, por experiência própria, deixar a pessoa mais irritada do que o normal. Por isso, a Pedra do Ano eleita pela Angélica Lisanty é a Cianita Azul, uma pedra chamada também de Espada de Miguel, por ser associada à este Arcanjo.

A cor azul acalma e equilibra, e a Cianita Azul ajuda a trabalhar principalmente o Chakra Laríngeo, a comunicação, que pode ser uma espada muito afiada e perigosa. A Cianita Azul traz a força que o Ano de Marte requer, mas com o equilíbrio do Azul para esfriar um pouco a energia do Vermelho.

Como cada pessoa é única, o uso das pedras também. Por ser um ano de Marte, a energia deste Planeta será exaltada no seu Mapa, assim como a dos dois signos que ele rege, Áries e Escorpião.

Pra quem já tem um Marte expressivo, é preciso cuidado redobrado com as pedras vermelhas e um foco maior na azul. Para quem tem um Marte debilitado, pode ser uma oportunidade para trabalhar bem esta energia, e aí sim pedras vermelhas podem ajudar mais.

Veja no seu Mapa em que signo você tem Marte, assim como a Casa e os aspectos que ele forma. Veja também as Casas regidas por Áries e Escorpião, pois serão assuntos muito influenciados por esta energia no próximo ano.

Terminaremos o ano com Marte em Peixes e logo após a virada o Planeta entrará em Áries, signo de sua regência, trazendo muita força para começarmos o ano! Se usarmos bem a energia do Planeta Marte, pode ter certeza que muitas realizações serão concretizadas.