As 7 Leis Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra

Tempo de leitura: 6 minutos

Estes dias, revendo alguns livros antigos aqui em casa, me deparei com o livro As 7 Leis Espirituais do Sucesso do Deepak Chopra, que tinha comprado um bom tempo atrás em um sebo. O livro é curtinho, cerca de 100 páginas, e possui uma leitura muito fácil e agradável.

Deepak Chopra, para quem não conhece, é um médico indiano, especialista em Ayurveda (medicina tradicional da Índia que possui milhares de anos). Para quem acompanha a história do Anthony Robbins, ele foi o médico que resolveu uma questão que o grande Coach teve com o hormônio do crescimento. Enquanto todos os outros médicos queriam operar o cérebro dele, Deepak conseguiu normalizar a situação.

Indico fortemente a leitura do livro, mas, para contribuir, vou deixar um breve resumo das 7 Leis neste post, além de um documentário inteiro sobre o livro. Neste antigo documentário, podemos ver questões muito em evidência hoje em dia, como o Mindfulness e o poder da Gratidão. Vamos às Leis:

Primeira Lei – A Lei da Potencialidade Pura 

A Lei da Potencialidade Pura está totalmente ligada ao que trabalhamos no Coaching e na PNL. Todo o potencial do Universo já está dentro de você, só esperando para ser descoberto e utilizado. Este é um trecho do próprio livro:

“Quando você descobre a sua natureza essencial, quando sabe quem realmente é, encontra toda a sua potencialidade.”

Eu acredito fortemente que todos temos um potencial enorme só aguardando ser acessado. Busque o autoconhecimento, entre no fluxo do Universo, e os caminhos serão abertos  para o cumprimento da sua missão!

Segunda Lei – A Lei da Doação 

A Lei da Doação é o mantra da Kabbalah, receber para compartilhar. Tudo é energia, e a energia precisa estar em movimento. Já dizia o antigo Livro das Mutações do I-Ching, tudo está em movimento, o tempo todo.

Isso significa que, ao retermos esta energia, impedimos o seu fluxo natural, e com isso, estamos contra as leis do Universo. Ao compartilhar, estamos à favor do fluxo do Universo, e desta forma permitimos que mais energia entre em nossa vida.

A Lei da Doação não vale apenas para o dinheiro, que é uma das formas de energia, mas para tudo. Anthony Robbins dizia que o segredo para ter tudo o que você quiser na vida é dar aquilo que você quer. Por exemplo, quer receber atenção? Dê atenção. Quer amor? Dê amor. E assim por diante.

Terceira Lei – A Lei do Carma ou de Causa e Efeito 

Esta Lei pode ser resumida em uma frase muito conhecida:

“Cada um colhe o que planta.”

Basicamente, tudo aquilo que você faz de bom ou ruim nesta vida vai voltar para você, é uma Lei do Universo. A grande questão aqui é que para o Universo o tempo é algo relativo, então uma ação pode causar uma reação um certo tempo depois, e desta forma a relação com a causa muitas vezes não é tão óbvia. Aproveite e baixe a áudio aula das Leis Herméticas, lá eu falo um pouco mais da Lei de Causa e Efeito.

Quarta Lei – A Lei do Mínimo Esforço 

Aqui temos o conceito de Mindfulness. A Lei do Mínimo Esforço é baseada na aceitação e responsabilidade. Aceitar e tomar responsabilidade é entender que as coisas não acontecem COM você, mas sim PARA você.

Quando não aceitamos as situações, novamente estamos indo contra a natureza, contra o Tao, e isso exige muito esforço como se pode imaginar. Já quando aceitamos, entendemos que tudo que nos acontece tem um propósito, e carrega em si uma oportunidade de crescimento, pois, por pior que seja a situação, ela foi causada por nós mesmos.

Quinta Lei – A Lei da Intenção e do Desejo 

Gosto muito de uma frase que utilizo no Coaching:

“A energia flui para onde está a atenção”

Tudo é energia, e a energia está em toda parte no Universo. Walt Disney dizia:

“Se você tem um sonho, você pode transformá-lo em realidade. Sempre se lembre de que tudo isso começou com um sonho e um rato.”

Todo o desejo já trás em si a sua semente para realização, e o que esta Lei nos ensina é que temos a Atenção e a Intenção. A Intenção traz o potencial futuro e a Atenção traz a realização no presente. Como o futuro é criado no presente, se desejamos algo fortemente e focamos na sua realização, temos a sua concretização.

Sexta Lei – A Lei do Distanciamento

Esta Lei trata de Fé e Desapego. Você já reparou que muitas vezes, quando estamos muito preocupados e ansiosos com alguma coisa não a conseguimos, mas, ao “largarmos” para o Universo, miraculosamente a coisa acontece?

A fé independe de religião, por isso, todos nós, sem exceção, podemos ter esta fé e deixar uma parte para o Universo. A Lei do Distanciamento não significa deixarmos nossos objetivos soltos no Universo, mas sim em entender que nós fazemos uma parte, e o Universo faz a parte dele.

Segundo esta Lei, às vezes não receberemos exatamente aquilo que esperamos, mas certamente receberemos aquilo que é o melhor para nós naquele momento. Lembra da Lei do Mínimo Esforço?

Sétima Lei – A Lei do Darma ou do Propósito de Vida

Eis a última Lei do livro, uma Lei que representa uma das partes que eu mais gosto do Coaching. O Darma pode ser definido como a sua missão e propósito de vida. Não estamos aqui por um acaso, cada pessoa tem os seus aprendizados nesta vida, e cada um tem a sua forma especial de contribuir com o mundo.

Você já parou para refletir sobre a sua Missão de Vida?? Será que o seu potencial de contribuição para o mundo está sendo plenamente utilizado?

“Quando você está trabalhando, o passar das horas deve soar como música extraída de uma flauta.
…E o que é trabalhar com amor? É como tecer uma roupa com fios que vem do coração como se fosse o seu bem-amado a usá-la…” – Khalil Gibran

A beleza do Coaching está em ajudar cada pessoa a descobrir a sua própria missão. Cada um traz dons e talentos únicos, e muitas vezes estes dons são inutilizados simplesmente por falta de consciência sobre eles, ou por medo do desconhecido.

Viva a sua Missão e Propósito, a Sétima Lei garantirá o seu Sucesso =)

Quer saber mais? Então pegue uma pipoca e assista ao documentário abaixo 😉

  • Dan

    Bacana