Astrologia, Mitologia e Psicologia – Signo de Áries

Tempo de leitura: 7 minutos

A Astrologia merece o reconhecimento da Psicologia, sem restrições, porque a Astrologia representa a soma de todo o conhecimento psicológico da Antiguidade.

Carl Gustav Jung, comentário no The Secret of The Golden Flower

A minha paixão pela Astrologia vem de muito cedo, e quanto mais eu avanço nos mistérios deste conhecimento ancestral da humanidade, mais impressionado eu fico com a sua riqueza de informações e o seu potencial para ajudar a humanidade.

No meu trabalho eu utilizo a Astrologia Esotérica/Cabalística e a Psicológica. A parte psicológica da Astrologia é a que as pessoas mais conhecem hoje em dia, pois fala sobre os traços da personalidade e do comportamento humano, já a Esotérica/Cabalística traz um lado mais oculto que não é tão difundido.

Nesta série de artigos, vou tratar de cada signo sob o ponto de vista psicológico e mítico,  com uma visão junguiana, baseado principalmente nas obras de Liz Greene, Arthur Dione, Ariel Guttman e Kenneth Johnson.

Vamos começar do começo, o signo de Áries, o primeiro do Zodíaco.

A própria posição do signo no Zodíaco Natural já nos dá uma pista da natureza deste signo. Regido pelo elemento Fogo e de quadruplicidade Cardinal, Áries é o grande impulsionador do Zodíaco. No hemisfério norte, é o signo que abre a Primavera depois do gelado período de inverno.

O seu simbolismo é o do carneiro, e algumas pessoas podem se perguntar como um signo de fogo, tão impulsivo e tão bravo pode ser representado por este animal… bem, veja abaixo este vídeo e conheça a natureza de alguns carneiros rs

A famosa energia e espírito de luta dos arianos está associada à regência do signo, que é atribuída ao planeta Marte. Na mitologia grega, Marte é Ares, o terrível deus da guerra. É interessante notar que a própria simbologia de Marte já nos ensina que esta energia pode ser tanto boa quanto ruim. Em Roma, Marte era um deus adorado e muito bem visto, já na Grécia, era um deus temido e que ninguém gostava. Isso já nos mostra que todo signo possui Luz e Sombra, e que o que define qual lado vai se sobressair é o livre-arbítrio da pessoa.

Nosso Universo possui Leis que o governam, e uma delas é a da Polaridade, que faz com que sempre tenhamos os dois lados. Saiba mais baixando a áudio aula das Leis do Universo aqui.

Por ser um signo de Fogo, na Psicologia Junguiana Áries está ligado à intuição, por isso tende a ser otimista, positivo e que não se preocupa muito com questões terrenas, ele deixa essas “chatices” para os signos de Terra.

O Fogo e a regência de Marte trazem grande energia para este signo, o que faz com que ele consiga iniciar muitos projetos ao mesmo tempo. A grande questão é que esta energia pode não durar. Áries tem a fama de iniciar as coisas e não terminar, mas a grande questão aqui não é que a energia acabe, mas sim que, como um cavaleiro medieval, os arianos estão sempre em busca de novas aventuras, então podem acabar largando algo e indo para outra coisa antes de finalizar o que começaram.

Os Mitos

A Astrologia é por si um estudo simbólico, e os diversos mitos e arquétipos da humanidade nos ajudam muito a entender a natureza de cada signo.

Na Mitologia Egípcia, Áries é associado ao deus Amon, cabeça de carneiro, o criador de todos os deuses.

Esfinges do templo de Amon em Karnak
Esfinges do templo de Amon em Karnak

Na Mitologia Grega, o mito mais associado à Áries é o de Jasão e os Argonautas. Na história, Jasão parte com seus amigos em busca do Velocino de Ouro (olha o símbolo do carneiro aí).

Jasão, como verdadeiro ariano, ouve falar do fantástico tosão e fica maravilhado ao saber da impossibilidade de se achá-lo, o que apenas o encoraja. Reúne seu bando de Alegres Companheiros – os  Argonautas – e chega à Cólquida, onde está escondido o tosão, depois de passar por muitas aventuras e perigos, e o toma para si. – Liz Greene

Outro mito, um pouco mais moderno, também associado à Áries é o de Robin Hood.

Robin Hood é uma perfeita personalidade de Áries. É preciso considerar antes de mais nada que ele é um fora da lei. De certa maneira, Áries tende a fazer essa escolha, pois gosta de mudanças e progresso. Assim sendo, ele muitas vezes enfrenta a autoridade estabelecida, às vezes literalmente, outras como um expoente de novas ideias ou novo método de propagar essas ideias. – Liz Greene

Temos aqui um personagem que demonstra a coragem e a energia de um signo de fogo regido por Áries, e que busca se divertir à todo momento. Este é um traço interessante de Áries, apesar de poder se irritar fácil, ele explode e depois se acalma como se nada tivesse acontecido.

A Sombra

Na psicologia junguiana, a Sombra é aquele lado que não queremos ver, que geralmente negamos. Neste post tem um vídeo do Mestre Yoda que ilustra bem isso.

A primeira Sombra de Áries, a indolência, tem a ver com o elemento Fogo. O elemento Fogo está ligado com o espiritual, com a intuição, e os assuntos terrenos geralmente acabam chateando os nativos deste signo. É como se eles esperassem que outras pessoas cuidassem da parte chata, para que eles possam viver a sua aventura. Não que eles façam isso por mal, mas a natureza otimista do fogo acaba realmente não se preocupando com estes detalhes.

Outra Sombra característica do signo é a mesquinhez, brigando e tratando os outros mal. A impaciência e o temperamento explosivo pode fazer com que os arianos briguem com outras pessoas.

Para Áries só existe uma parte – ele – e o todo, no qual estão contidos ele e suas fantasias. Não, Áries é meticuloso em outro sentido. O que for feito para ele tem de ser perfeito, sem manchas, sem defeitos e e sem demora. O famoso temperamento ariano pode ser desencadeado se algo não foi bem feito. Áries não tem paciência com serviço malfeito.

Eu sempre mostro para os meus clientes que a Sombra de um signo é iluminada com a Luz do signo oposto (lembra da Lei da Polaridade?). Aqui temos como polaridade o signo de Libra, conhecido pela sua diplomacia e olhar para o outro. É interessante lembrar que cada signo possui características que remetem às casas correspondentes, em Áries temos a Casa 1, a casa do EU, já em Libra temos a Casa 7, a casa do OUTRO.

É importante sempre lembrar que não somos somente o signo solar, temos vários outros planetas e informações no Mapa Astral de uma pessoa que precisam ser levadas em consideração. O próprio grau do signo já pode trazer boas diferenças, a pessoa pode ser uma ariana com traços de Peixes (Primeiro Decanato) ou de Touro (Terceiro Decanato).

A Astrologia é um estudo que se baseia muito na observação, observação esta que vem de muitos e muitos anos.

A Astrologia tem seu começo num longínquo senso de uma grande unidade cósmica. – Goethe

Se você é do signo de Áries ou tem uma forte presença deste signo no seu Mapa (ou conhece bem pessoas de Áries), deixe seus comentários abaixo. É impossível em um post deste explorar todas as características de um signo, então as suas considerações podem ajudar a enriquecer bastante =)

PS: Na sequência virão os outros signos, de acordo com a ordem do Zodíaco _/|\_

Quer se aprofundar mais? Veja esta Live que eu fiz no Facebook, para acompanhar as próximas, me siga no Face através dos atalhos desta página.