Astrologia: O Amor de Cada Vênus

Tempo de leitura: 11 minutos

O Planeta Vênus no Mapa Astral mostra as nossas tendências sobre relacionamentos e também sobre os assuntos financeiros, conforto e valores estéticos e sociais.

O primeiro passo para entendermos esta tendência no nosso Mapa é analisar o signo em que a nossa Vênus se encontra. Depois aprofundamos com outras informações como as Casas e Aspectos.

PS: se você quer mais posts para aprofundarmos o estudo de Vênus, comente abaixo a sua Vênus e a Casa em que ela se encontra =)

Áries

Amor à primeira vista. Quem tem Vênus em Áries costuma ser sincera e espontânea na expressão emocional. Pode até parecer agressiva para signos mais sensíveis como os de Água.
Quando Vênus em Áries ama, ela não hesita em ir atrás do seu amor. Por conta da natureza de Marte, o regente de Áries, esta Vênus pode ser competitiva nesta área, gerando disputas afetivas.
Áries é um signo do Eu, então é importante tomar cuidado com o autoritarismo e egoísmo nos relacionamentos (Sombra de Áries). Neste caso, o signo oposto, Libra, pode ter muito a iluminar.

Touro

Procura satisfação e segurança emocional no amor. Touro é um signo fixo de Terra e Vênus deste signo gosta de estabilidade. Elas são leais e estáveis. No lado negativo, podem ser ciumentas e possessivas.
Como Touro é um signo extremamente sensorial, é uma Vênus que adora o toque, pois tem o sentido do tato bem aflorado. Contato físico como abraços, massagens, carícias, e diversos outros recursos sensoriais podem trazer muito prazer para esta Vênus. É uma Vênus que costuma valorizar bastante a beleza, portanto as nativas costumam cuidar muito da aparência física.
O contato com a natureza é extremamente benéfico para Touro e consequentemente para esta Vênus. Como Touro rege a garganta e a laringe, quem tem Vênus em Touro costuma ter uma voz bastante apreciada, pois Vênus confere beleza e graça em cada parte que toca.

Gêmeos

Vênus no signo de Gêmeos possui um amor expressivo, conversador e galanteador. Geralmente gostam de diversidade em suas vidas românticas e sociais, por isso algumas podem   ser pouco inclinadas à um relacionamento fixo.
É uma Vênus que valoriza a amizade, e se atrai por pessoas com mentes ágeis e curiosas. Assim como a Vênus em Aquário, a Vênus em Gêmeos preza muito a liberdade pessoal.
No lado negativo, esta Vênus pode ser muito superficial e não se aprofundar no amor. Vênus traz para o signo de Gêmeos o requinte e a beleza na comunicação.

Câncer

Vênus no signo de Câncer traz um amor maternal, protetor e sensível. Quem tem Vênus em Câncer pode ser uma pessoa extremamente sensível nos relacionamentos, e, assim como o caranguejo, ter uma casca dura para proteger esta vulnerabilidade. Valorizam muito a segurança e estabilidade nos relacionamentos.
Câncer é um signo do lar, e estas pessoas podem gostar de passar bastante tempo com o ser amado em casa (eu tenho Lua em Câncer e sou assim =). Câncer é o Arquétipo da Grande Mãe, e quem tem Vênus em Câncer tem inclinação de cuidar muito do outro nos relacionamentos.
É preciso lembrar que o excesso de cuidado pode se tornar sufocante e afetar a saúde do relacionamento. Se você tem Vênus em Câncer e sofreu uma grande decepção amorosa, procure não se fechar em couraças que impedem um novo amor, procure ajuda para trabalhar esta questão _/\_

Leão

Vênus em Leão traz um amor ardente, vibrante e caloroso. Quem tem Vênus em Leão costuma ser quente e muito afetuoso nos relacionamentos. São pessoas que desejam ser notadas e admiradas. Leão é o signo da autoestima e do auto valor, e Vênus neste signo traz pessoas com muita autoconfiança para o relacionamento.
Leão é um signo fixo e quem possui esta Vênus costuma ser muito leal ao parceiro, mas procure não machucar alguém com esta Vênus se você quer manter o relacionamento, pois o orgulho de Leão ferido pode ser algo muito desafiador de ser ultrapassado.

Virgem

Vênus no signo de Virgem traz um amor prestativo, cuidadoso e fiel. Virgem é um signo exigente e que busca a perfeição, além de ser muito ligado aos detalhes. Quem tem Vênus em Virgem pode ter uma certa dificuldade em relacionamentos por não conseguir achar um parceiro de acordo com às suas exigências (Vênus está em queda em Virgem).
Se você está alguém com Vênus em Virgem, aproveite para se aperfeiçoar dentro do relacionamento, e se você tem a Vênus em Virgem, cuidado para não ser demasiadamente crítica com o parceiro.
Curiosamente, desafiada, esta Vênus pode representar mulheres muito tímidas e fechadas sexualmente, ou mulheres que vão para o extremo oposto. Nestes casos, é muito interessante à busca pelo autoconhecimento profundo e o contato com os conceitos da sexualidade sagrada.

Libra

Vênus em Libra traz o amor que preza a união, o respeito e o equilíbrio. Vênus está em domicílio neste signo, e para quem tem Vênus em Libra, o relacionamento harmonioso é de extrema importância.
Vênus em Libra geralmente confere às suas nativas beleza e um poder de atração muito forte para os relacionamentos, trazendo muitas oportunidades nesta área. São pessoas que consideram muito o outro em um relacionamento e por isso buscam muito agradar.
Por ser uma Vênus em um signo de Ar, a intelectualidade é importante nos relacionamentos, então um cérebro bem estimulado pode ser um grande afrodisíaco. A arte também é um forte para quem tem esta Vênus. Como Libra não gosta de desarmonia, esta pode ser uma Vênus que cede muito nos relacionamentos justamente para tentar manter esta harmonia.
Sabemos que um relacionamento desbalanceado acaba gerando mais dificuldades ainda depois, então se esta tendência estiver presente, é preciso chamar uma energia ariana para que a pessoa possa se colocar mais perante o outro.

Escorpião

Vênus em Escorpião traz um amor com muita paixão, sensualidade e poder transformador. O signo de Escorpião confere muita intensidade à Vênus, e as suas nativas podem ir à extremos na área afetiva e sexual. Algumas podem ter uma sexualidade desenfreada e sem critérios, enquanto outras podem viver a sexualidade sagrada, com muita consciência energética.
A consciência energética, inclusive, é um assunto que pode agradar muito as mulheres com esta Vênus, pois Escorpião é o signo do ocultismo e dos mistérios. Quem tem Vênus em Escorpião traz um magnetismo sexual muito intenso, seja ele consciente ou não. Se estiver no pólo negativo, algumas pessoas podem utilizar este poder de atração de forma a manipular as pessoas.
Outra coisa a se observar nesta Vênus é que ela traz uma intensidade emocional avassaladora para os relacionamentos, e, nestes momentos, vale a pena buscar a calma e a estabilidade do signo de Touro (Elemento Terra), o pólo oposto de Escorpião.

Sagitário

Vênus em Sagitário traz um amor entusiasmado, aventureiro e conquistador. É uma Vênus que traz grandes ideais para o amor e pode fazer uma boa ligação entre espiritualidade e relacionamentos. São mulheres expansivas e otimistas ao se relacionar, e procuram ter princípios éticos e filosóficos que guiam os relacionamentos.
Na Internet, geralmente vemos Sagitário mais como um signo de zueira, mas eu gosto de trazer as características profundas de cada signo. Sagitário é regido por Júpiter, e traz deste planeta uma forte ligação com a Espiritualidade.
Como Júpiter é o planeta da expansão, o lado negativo desta Vênus pode ser impor os seus ideais e filosofias para a parceria de forma dogmática. Se esta Vênus cair nesta armadilha, pode-se trazer a energia do signo oposto, Gêmeos, que é curioso e aberto à novas possibilidades.

Capricórnio

Vênus no signo de Capricórnio traz um amor maduro, seletivo e leal. Devido à regência de Saturno, as pessoas com esta Vênus podem reprimir suas emoções e sua sexualidade, como as que têm Vênus em Virgem, mas são capazes de ser muito sensuais em sua vida particular.
Embora não demonstrem muito abertamente, são fiéis e constantes com aqueles que amam, pois Capricórnio/Saturno traz um forte senso de responsabilidade para os relacionamentos. Se esta Vênus estiver desafiada, pode trazer uma certa frieza para o relacionamento, além de fortes preocupações materiais.
Esta Vênus traz uma atitude prática e utilitária para o relacionamento, quem tem Vênus em Capricórnio costuma cuidar do ser amado de forma concreta, com ações de cuidado no dia a dia.

Aquário

Vênus em Aquário traz um amor fraterno e libertador. Aquário é um signo do Elemento Ar, mental, e que procura direcionar a sua energia para a humanidade como um todo. Isso pode fazer com que o parceiro sinta uma certa frieza ou distanciamento no relacionamento.
Se esta tendência for exagerada, sempre podemos apelar para o signo oposto, Leão, que se volta mais à quem está ao lado. Por Aquário ser um signo fortemente ligado à liberdade, pessoas com esta Vênus podem ter uma certa tendência à evitar relacionamentos compromissados e duradouros. Por outro lado, Aquário é um signo fixo, que traz um senso de lealdade forte.
O segredo aqui é sempre manter acesa a chama da amizade e da liberdade juntamente com o amor entre o casal (veja o conto sioux sobre a águia e o falcão que está no meu blog). Por Aquário ser um signo de muita liberdade e excêntrico, a sexualidade desta Vênus pode refletir isso =p

Peixes

Vênus em Peixes está em sua exaltação, isso significa que o Planeta fica muito forte neste signo.
“Vênus neste signo manifesta profunda compaixão e simpatia, que chegam quase à espiritualidade – a compreensão e unidade com a vida. A universalidade de Vênus em Aquário, combinada à empatia e profundidade emocional de Peixes (que é regido por Netuno), cria uma harmonia emocional com a vida de todas as criaturas do Universo.” – Frances Sakoian e Louis S. Acker
Vênus em Peixes traz um amor extremamente sensível e doador. Quem tem Vênus em Peixes precisa tomar cuidado para não se doar demais ao outro à ponto de se anular em favor do relacionamento (Peixes é o signo do Mártir). Peixes traz romantismo e idealização para o relacionamento.
É uma Vênus que proporciona o amor espiritualizado se estiver em suas oitavas mais elevadas. No sentido contrário, uma Vênus em Peixes desafiada pode criar ilusões (e consequentemente desilusões amorosas, no sistema de Tarot que eu utilizo, Peixes está associado ao Arcano 18, A Lua).
Quem tem Vênus em Peixes, por ser muito sensível, pode criar bloqueios e traumas no caso de passar por relacionamentos abusivos. Neste caso, é importante trazer a energia do signo oposto, Virgem, e fazer uma autoanálise e um processo de cura com os pés no chão. No sistema de Tarot que eu utilizo, Virgem é o Arcano 9, o Eremita, que nos traz um convite para uma profunda reflexão interior.
O Arquétipo do Eremita/Virgem pode ser um grande aliado na cura de feridas de relacionamentos.

É sempre bom lembrar que devemos ver todos os outros pontos do Mapa para entender mais detalhadamente cada pessoa.
Ps: Gostou do post? Compartilhe a sua Vênus com os seus amigos e pergunte a deles =)
Ps2: Quer fazer o seu Mapa completo comigo? Acesse www.evolucoaching.com.br/astrologia e saiba como.