Do Matriarcado ao Patriarcado, um Panorama da Mitologia Celta (Com Vídeo)

Tempo de leitura: 2 minutos

Eu sempre tive uma paixão muito grande pelas antigas tradições. Desde cedo busquei o conhecimento ancestral através do Ocultismo, do Tantra e do Xamanismo.

Na minha visão e experiência nos atendimentos, um dos grandes causadores de problemas hoje em dia é o desequilíbrio entre as energias Feminina e Masculina, Yin e Yang. No estudo das Eras Astrológicas, podemos observar o início deste equilíbrio com o início da Era de Áries. Como grande marco da Era Matriarcal temos a Era de Câncer , com o advento da Agricultura e o culto a Grande Mãe. A Era Patriarcal veio na transição da Era de Touro (signo Feminino, Elemento Terra) para a Era de Áries (signo Masculino, Elemento Fogo).

Uma passagem simbólica para estas Eras pode ser reconhecida na passagem da Bíblia onde Moisés (Avatar da Era de Áries) derrete o Bezerro de Ouro (Touro). Com a chegada das grandes religiões o patriarcado dominou o cenário, e as antigas religiões pagãs foram sendo substituídas pelas novas doutrinas. Muitas das comemorações cristãs hoje em dia são sobreposições de antigas festividades pagãs. Você já parou para pensar no motivo de termos um Coelho que bota Ovo na Páscoa? Ou um Pinheiro cheio de Bolas no Natal? Estas comemorações fazem parte da antiga Roda do Ano, que estudamos mais a fundo na Roda de Estudos de Xamanismo que eu conduzo.

É importante lembrarmos que não existe energia melhor ou pior, tanto a energia Masculina quanto a Feminina tem os seus lados de Luz e Sombra. Eu acredito que um resgate dos valores femininos podem trazer cura hoje tanto para mulheres quanto para homens, e olhar para trás é um passo importante para termos contato com esta energia.

Veja abaixo um breve vídeo sobre a Mitologia Celta, que era uma cultura Matriarcal, que valorizada a mulher. Repare como as antigas deusas e deuses foram sendo adaptados ou distorcidos pela nossa atual cultura.

Quer saber mais como eu trabalho para o resgate destes valores e como isso poderia influenciar a sua vida? Entre contato pelo site que eu conto =)