Lições do Kung Fu para a sua vida (Este pequeno vídeo contém uma grande sabedoria)

Tempo de leitura: 2 minutos

O Kung Fu (ou Wushu) é uma arte marcial chinesa que dizem ter sido criada há pelo menos 4 mil anos. Esta é uma arte que ficou famosa pela parte da luta (principalmente com os filmes do Bruce Lee), porém, por trás de todos aqueles golpes fantásticos, temos uma grande sabedoria.

Deixo aqui uma reflexão sobre alguns pontos do vídeo:

No Kung Fu, tem que treinar muito para conseguir habilidade.

Qualquer arte que você queira dominar vai exigir muito treino. A prática faz o mestre. Este ensinamento me faz lembrar da importância do foco na nossa vida. Lembre-se que se quiser dominar alguma coisa com maestria, você precisa praticar muito, então escolha bem as suas prioridades, direcione o seu tempo e energia para dominar a arte que preenche o seu coração, a sua missão de vida.

Qualquer um pode aprender Kung Fu.

Na PNL (Programação Neurolinguística), temos um pressuposto que diz: “Se é possível para alguém, é possível para mim”. Todos temos um potencial imenso, a o único limite verdadeiro é aquele que colocamos em nossa mente. Como dizia Walt Disney, se você pode sonhar, você pode realizar. O primeiro ensinamento nos mostra que a distância entre o desejo e a realização é o treino.

Nada é mais suave do que a água, mesmo assim ela derrota a pedra, ela não luta, ela flui ao redor do adversário.

Aqui temos o conceito de força e flexibilidade que podemos aprender observando a natureza. Na vida é muito importante termos a persistência e a flexibilidade da água (o rio sempre acaba chegando ao oceano apesar das pedras no caminho). No Coaching sempre trabalho com os clientes o conceito do FARM (Foco, Ação, Resultado e Melhoria Contínua/Mudança). Se não estamos conseguindo o resultado esperado, precisamos ter a flexibilidade para mudar a ação e a persistência para continuar tentando.

O verdadeiro mestre reside dentro de você, só você poderá libertá-lo

Esta é a base do meu trabalho, ajudar as pessoas a entenderem que elas possuem um imenso pode interior. Todos nós temos uma centelha divina dentro nós, e se não estamos felizes, provavelmente perdemos o contato com este fogo interior. Quando a pessoa entende isso e entra em contato com este poder, o mestre interior é libertado.

Deixo agora o vídeo com os ensinamentos, assim você pode fazer a sua própria reflexão e compartilhar com os seus amigos (ou postar nos comentários =)