Limpeza e Energização de Cristais

Tempo de leitura: 5 minutos

Ahow pessoal!

Hoje quero escrever aqui sobre algo que me perguntam muito, principalmente na lista de transmissão do WhatsApp.

Muita gente hoje em dia reconhece o poder dos cristais para o uso terapêutico, no autoconhecimento e na magia. Praticamente todos os povos antigos trabalhavam com estas energias (veja a visão do Xamanismo aqui).

Eu acredito que este conhecimento sobre os cristais remonta à civilizações muito antigas, que possuíam um conhecimento que hoje estamos começamos a entender. Em uma visão moderna, hoje sabemos que os cristais possuem um sistema de cristalização (geometria sagrada) e minerais que interagem eletromagneticamente com o nosso corpo. Cristais acumulam, transformam e emitem energia, e por isso mesmo é muito importante cuidarmos da limpeza energética dos mesmos. Neste post vamos conversar sobre diversas maneiras de limparmos os nossos cristais.

Limpeza

Água com Sal

Imagine que você ganhou, comprou ou achou um cristal. Você não sabe exatamente por onde ele passou, e por isso não tem como saber quais foram as energias que interagiram com ele.

O primeiro método é talvez o mais conhecido. Você simplesmente pega algum recipiente (de preferência branco ou transparente) e coloca água com um pouco de sal (pode ser o sal fino mesmo). Então você colocará as suas pedras neste recipiente por 24 horas. Passado este tempo, você lava bem a pedra para tirar todo o sal, e ela estava limpa.

A desvantagem deste método é que algumas pedras como a Pirita e as Calcitas não podem ficar na água, e o Crisopázio, Crisocola, Malaquita e Turquesa podem ficar na água, mas não interagem bem com o sal.

Para as pedras que não podem ir na água ou o sal, vamos para os próximos métodos.

Selenita Branca

A Selenita Branca é uma pedra que todos deveriam ter, ela movimenta as energias, e inclusive limpa outros cristais. Você pode ter uma base de Selenita como a da foto, ou mesmo um bastão.

Neste caso você deixa o cristal em cima da Selenita como na foto. Pode deixar as mesmas 24 horas na primeira limpeza, e do dia para a noite em limpezas posteriores. A Selenita Branca é realmente um bom investimento, pois facilita muito na limpeza e energização dos cristais.

Defumação

Outro método que eu gosto muito é a defumação. Assim como muitas tradições utilizam-se de defumações para fazer limpeza energética de ambientes e das pessoas, podemos utilizar esta defumação para limpar os cristais. O ideal é fazermos isso com ervas naturais. No Coaching Xamânico aprendemos a fazer estes incensos de forma fácil.

Você pode utilizar Sálvia Branca, Sálvia, Palo Santo, Alecrim ou outra erva de seu conhecimento. Acenda o incenso e vá passando o cristal pela fumaça, mentalizando uma limpeza profunda. Ao sentir que foi suficiente, agradeça e pode energizar o seu cristal.

Limpeza com a Mente

Esta é uma limpeza que eu faço muitas vezes também. As Leis Herméticas nos falam sobre o Principio do Mentalismo. A nossa mente tem muito mais poder do que a maioria das pessoas imagina, e podemos utilizar deste poder para limpar os cristais.

Pegue o seu cristal na mão, se concentre, peça a limpeza, e mentalize uma luz violeta, que transmuta qualquer energia contrária que esteja impregnada no cristal. Faça até sentir que a limpeza está feita.

Este último método exige um pouco mais em termos de habilidades com energias, então se você está começando, talvez seja mais interessante utilizar os primeiros métodos enquanto vai trabalhando o poder da sua mente.

Energização

Depois de limpar os cristais, é interessante energizá-los, e para isso temos também diversas opções.

Sol e Lua

Comece colocando o seu cristal para tomar a energia da Lua (Feminina, Yin) e depois o Sol (Masculina, Yang). Para este método, atenção para a Ametista e o Quartzo Rosa, pois se eles ficarem no sol por muito tempo vão perder a cor. Você pode deixar estas duas pedras tomando sol, desde que seja dentro da água, para que o calor e os raios solares não as façam perder a cor.

Terra

Você pode enterrar o seu cristal em um jardim, ou simplesmente deixar-lo com uma planta. Aliás, plantas e cristais trocam uma energia muito boa. Uma vez eu deixei uma ponta de cristal junto com uma roseira e eu nunca vi ela dar tanta rosa na minha vida =)

Ar

O elemento Ar pode ser acionado tanto você deixando o cristal tomar vento, quanto você mesmo soprando a pedra. Na magia consideramos o sopro como um principio de vida, soprar a pedra mentalizando esta energia insufla uma energia maravilhosa para ela.

Fogo

Atenção, não jogue as suas pedras no fogo, ou elas serão destruídas! Para energizar a sua pedra com o elemento Fogo, você pode acender uma vela, e aproximar a pedra (não precisa encostar ela no fogo), trazendo com a sua mente ou com movimentos da mão a energia deste elemento para a pedra.

Água

Se você fez a limpeza com água e sal, de certa forma você á trouxe a energia deste elemento, mas elas gostam muito de entrar em contato com a água de cachoeiras por exemplo. Eu sempre levo alguns cristais para a natureza, e aqueles que gostam de água eu deixo um pouco na água, sempre tomando cuidado para que eles não fiquem por lá rs

Conclusão

Temos muitas formas de limpar e energizar os nossos irmãos do Povo de Pedra, procurei aqui colocar as formas mais acessíveis para todos. Existem outros métodos, e caso você conheça e queira compartilhar algum, coloque nos comentários =)

Sobre a energização, acredito que o que mais energiza um cristal seja o seu amor, a sua própria energia de gratidão por toda a natureza. Os cristais não são simples objetos, mas sim seres com uma consciência diferente, que muitos estão passando a reconhecer novamente.

Deixo abaixo algumas fotos dos meus cristais na natureza. Espero que este artigo tenha te ajudado, e caso positivo, compartilhe com os seus amigos =)