Sofrendo com emoções negativas? Então leia isso! (Se tiver emoções positivas vale ler também rs)

Tempo de leitura: 3 minutos

Repito a pergunta do título aqui: Você sofre com emoções negativas? Pela minha experiência, eu diria que são raríssimas as pessoas que poderiam responder que não…

No nosso atual nível de evolução, nós como seres humanos somos demasiadamente emocionais. Pensamentos e sentimentos se serpenteiam pelo nosso Ser, um afetando o outro. É fácil entender isso. Quando você pensa em alguma coisa boa, bons sentimentos surgem em seguida. Em contrapartida, sentimentos negativos tendem a baixar o nosso padrão mental, fazendo surgir assim os pensamentos negativos.

Dentro da Sociedade Iniciática da qual eu faço parte (Sociedade Brasileira de Eubiose), é dito que o ser humano precisa desenvolver mais a mente, pois hoje estamos em um estado mais emocional. Eu compreendo isso, pois pensamentos são grandes gatilhos de sentimentos. Basta você meditar sobre a primeira Lei Hermética, a Lei do Mentalismo, que diz que tudo é mente. (Veja um post sobre as 7 Leis aqui e ouça uma Áudio Aula aqui.)

A grande questão é, nada é por acaso no Universo, e se aprendermos a lidar com nossas emoções, temos muito a ganhar. No meu trabalho, utilizo técnicas como Astrologia, Tarot, Florais de Saint Germain, dentre outras, para que o cliente possa ganhar mais consciência de si mesmo, e entender os seus padrões mentais. Quando a pessoa tem muita dificuldade em mudar somente através do ganho de consciência, os Florais ajudam muito influenciando os corpos sutis da pessoa e mudando de dentro pra fora.

Existe um poema que expressa muito bem a importância das emoções, e principalmente, de aceitarmos bem todas elas. Veja abaixo:

A CASA DE HÓSPEDES

O ser humano é uma casa de hóspedes.
Toda manhã uma nova chegada.

A alegria, a depressão, a falta de sentido, como visitantes inesperados.

Receba e entretenha a todos
Mesmo que seja uma multidão de dores
Que violentamente varrem sua casa e tira seus móveis.
Ainda assim trate seus hóspedes honradamente.
Eles podem estar te limpando
para um novo prazer.

O pensamento escuro, a vergonha, a malícia,
encontre-os à porta rindo.

Agradeça a quem vem,
porque cada um foi enviado
como um guardião do além.

— Rumi (Mestre sufi do sec. XII)

A sabedoria Sufi ensina aqui o que aprendi com muita ênfase em um curso de Mindfulness que eu fiz. Devemos acolher todas as emoções, independente de gostarmos ou não delas. As emoções positivas são aceitas pela maioria das pessoas, mas as negativas costumam ser rejeitadas, ou “maquiadas” através de remédios, bebidas, drogas, etc.

Uma emoção negativa pode estar nos mostrando que estamos indo na direção errada, e ao acolhermos e entendermos ela, podemos mudar este curso. Sabe aquele desânimo para acordar todas as manhãs? Pode ser um indício de que você não está vivendo o trabalho que a sua Alma veio fazer aqui, transformando o que seria um Sacro Ofício em um sacrifício…

Acolha e busque entender as suas emoções, e se sentir que precisa de uma ajuda externa em alguma questão, não hesite em procurar. Todos estamos neste planeta para evoluir, e faz parte do processo evolutivo a troca de experiência, conhecimento e energia entre diferentes pessoas. Você mesmo(a) pode ser fundamental em determinado momento para o processo evolutivo de alguma pessoa.

Para finalizar, já que estamos falando de emoções sob a Luz da sabedoria Sufi, veja também este lindo conto Sufi, que nos mostra que nada é impermanente, seja qual for a sua situação atual.

Gostou deste post? Então compartilhe com os seus amigos, e se sentir vontade deixe um comentário, vai ser muito bom interagirmos =)