Coloque a meditação na sua vida, aprenda a meditar agora! (com vídeo)

Tempo de leitura: 4 minutos

Você medita?

Esta é uma pergunta que eu invariavelmente faço quando começo a trabalhar com um novo cliente. Na minha visão (e na maioria dos Grandes Mestres da Humanidade), a meditação é a chave para a nossa evolução aqui neste plano.

Talvez você considere a meditação uma prática exótica associada às religiões orientais. Ou talvez a relacione com uma postura especial, que requer pernas cruzadas e mãos dispostas de formas estranhas. Pode ser que você associe a meditação ao ser “sagrado”. Felizmente, nenhuma das alternativas acima é verdadeira.

A meditação não é mística, sobrenatural, ou inacessível. Ela não está reservada para a “elite”, nem para aqueles impregnados de conhecimentos sobre religiões orientais ou alternativas. A meditação é muito realista e prática, está disponível para todos, qualquer que seja a sua religião. Embora muitas das meditações sejam inspiradas em tradições espirituais antigas e modernas, nenhuma requer fé ou crença. Se você não tiver nenhuma prática espiritual, nem acreditar num deus ou poder superior, faça estas meditações com a motivação de apenas criar uma vida mais feliz para si mesmo.

A meditação simplesmente se refere a fazer a escolha de concentrar a mente em alguma coisa.

É possível meditar quando simplesmente criamos um tempo especial para concentrar a mente num sentido positivo e benéfico, mas é útil ter alguma direção e orientação prática.

De fato, ler um livro é uma forma de meditação, bem como assistir um filme ou propaganda na TV. A sua mente e sua realidade exterior estão em constante estado de fluxo. Em cada segundo de sua vida você está criando ou construindo a sua realidade por meio do que você pensa e do que você absorve do meio ambiente. Com o tempo, você desenvolve hábitos que dizem respeito ao que você pensa, bem como hábitos que se relacionam com o que você absorve.

Uma vez que estamos meditando o tempo todo, a pergunta é: “você escolhe meditar em que?”. Muitas tradições espirituais utilizam essa tendência dos seres humanos – de sempre estarem pensando, absorvendo informação e criando experiências – para ajudar a criar vidas melhores. Uma vez que você está sempre pensando, elas concluem, por que não concentrar conscientemente a sua mente em temas positivos e benéficos? Por que não usar a meditação para aprender como funcionam sua mente e emoções e desenvolver hábitos positivos de mente, corpo  e espírito?

Depois de tentar algumas das técnicas de meditação, você descobrirá o que dá certo para você, a partir disso, poderá criar uma prática própria e contínua de meditação.

Se você quer descobrir alguns dos muitos benefícios que a meditação pode trazer, comece por determinar quais são as áreas de sua vida que gostaria de cultivar ou melhorar. Existem dez motivos básicos para meditar, que são:

  1. Para combater o estresse
  2. Para energizar a mente
  3. Para abrir o coração
  4. Para desenvolver a concentração
  5. Para encontrar paz e contentamento
  6. Para eliminar maus hábitos, vícios e preocupações
  7. Para curar velhas feridas
  8. Para superar doenças e dores
  9. Para  ter uma vida interior mais satisfatória
  10. Para obter iluminação e libertação

-Extraído de A Bíblia da Meditação, de Madonna Gauding, Ed. Pensamento e de Cura pela Meditação, de Christopher Timuss, Ed. Pensamento

Resolvi compartilhar este texto aqui para mostrar que a meditação é uma prática acessível à todos. Temos sim algumas meditações mais avançadas, com visualizações, mantras, bija, mudrás e assim por diante, eu mesmo pratico algumas delas. Contudo, sempre oriento os meus clientes a começarem seguindo passos simples como:

  1. Escolher um lugar tranquilo (de preferência utilizar sempre o mesmo)
  2. Escolher um horário em que se sinta melhor (de preferência utilizar sempre o mesmo)
  3. Colocar em algum timer o tempo da prática (por exemplo, 5 minutos)
  4. Sentar confortavelmente e observar a respiração até terminar o tempo

O mais importante é a assiduidade da prática, pois a força do hábito vai ajudando a mente a entrar em estado meditativo. Conforme você for sentindo que quer evoluir na prática, pode ir colocando outros elementos e aumentar o tempo.

Se você colocar este hábito no seu dia a dia, ele por si só trará inúmeros benefícios (muito além dos 10 citados) ao longo do tempo. Caso você queira um passo a mais na sua jornada de autoconhecimento e evolução, considere iniciar um processo de Coaching ou mesmo consultar outras formas avulsas de atendimento, basta entrar em contato pelo site _/|\_

Gosta de vídeos? Então veja estes benefícios de acordo com a ciência: